terça-feira, 29 de maio de 2018

CONTESTANDO O MITO DE NG MUI

Resultado de imagem para A LENDA DE NG MUI

Primeiramente, com exceção da lenda, não há outra evidência de que Ng Mui tenha existido em seu âmbito como grã-mestra ou fundadora de um sistema de Kung Fu.

Em segundo lugar, seria proibida a presença de uma monja, mesmo que só para treinar, em um ambiente de celibato monástico como eram os Mosteiros Shaolin.

Terceira, e talvez a mais importante, depois de escapar de uma situação de vida e morte sendo uma revolucionária, não faz sentido que Ng Mui ensinasse um sistema de luta avançadíssimo a uma garota local com problemas românticos e sem nenhuma conexão com a revolução. Nesse período da história Chinesa, a Dinastia Qing determinou uma forma especial de punição para traidores e rebeldes. Depois de confessar seus crimes o culpado seria executado. Posteriormente, os oficiais Qing caçariam os membros de sua família até a nona geração e os executariam também como traidores. Logo, ensinar uma arte marcial a Yim Wing Chun poria a vida Ng Mui em grande risco.

Observando Yim Wing Chun como elemento de uma lenda, consideramos mais uma vez a importância das sociedades secretas rebeldes. “Yim” pode ser traduzido como “proibido” ou “secreto”. O termo “Ving Tsun” referia-se a uma localização geográfica – O Siu Lam Wing Chun Tong (Salão da Eterna Primavera da Jovem Floresta), onde provavelmente os rebeldes praticavam artes marciais e orquestravam suas atividades sediciosas. O uso do termo “Primavera” simbolizava o renascimento da Dinastia Ming e “Eterna” referia-se ao restabelecimento da dinastia que duraria para sempre. Depois da destruição do Templo Shaolin do Sul e seu Ving Tsun Tong, os sobreviventes mudaram o caractere “Ving” de “Eterna” para “Louvar”. O termo “Louvar” referia-se ao fato que os revolucionários teriam de espalhar a palavra sobre a revolução depois da destruição de sua base. Assim, “Yim Ving Tsun” era na verdade um código, significando (proteger) a arte secreta do Salão do Ving Tsun. 

Sabemos que muitos (não os cinco da lenda) monges e rebeldes escaparam ao massacre manchu e que, para auxiliar no sigilo do sistema, o material histórico era passado diretamente do mestre ao discípulo.

Historicamente, sabemos que a atividade rebelde floresceu na Companhia de Ópera do Barco Vermelho. A Ópera Vermelha era famosa por seus talentosos artistas de drama, expertos em Kung Fu e ginástica, o que permitia a formação de sua própria sociedade secreta para expulsar a Dinastia Manchu. A companhia provia o refúgio ideal para os rebeldes se ocultarem como artistas usando elaborados trajes e maquiagem, lhes proporcionando um excelente, natural e plausível disfarce. Os membros da Ópera adotavam e eram conhecidos por seus “nomes artísticos”, o que servia para ocultar suas identidades secretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É WING CHUN

WING CHUN Wing Chun, escrito também Ving Tsun, Wing Tsun, Win Tzun ou Ving Chun; dependendo da escola ou organização que o ensine. A ...