terça-feira, 29 de maio de 2018

O MITO DE NG MUI E A VERDADE SOBRE O VING TSUN

O mito de Ng Mui foi criado para proteger as identidades dos criadores e perpetuadores do sistema Ving Tsun. Uma cortina de fumaça foi tecida na forma de uma lenda...

A história recente pode testificar, o Wing Chun foi desenvolvido cerca de 400 anos atrás em uma época de instabilidade civil. Entre 1644 e 1911, os manchus governaram a China, onde 10% da população (os manchus) dominavam os outros 90% (os Han, chineses). Para manter o controle sobre os Han, os manchus governavam com punho de ferro. A agressão e a opressão foram a pedra angular da Dinastia e aos Han foram proibidos o uso de armas ou treinamento de artes marciais. Assim, na tentativa de acabar com essa opressão, atividades rebeldes foram instigadas por mestres de artes marciais que permaneciam ocultos.
Guerreiros manchus

Essas atividades foram desenvolvidas rapidamente nos monastérios budistas, que até então não sofriam qualquer tipo de ameaça por parte dos manchus devido ao respeito à cultura e à religião Budista. Assim, esses santuários Shaolin (Siu Lam) eram os lugares ideais para que os renegados se ocultassem – eles simplesmente raspavam suas cabeças e vestiam os hábitos monásticos dos discípulos do Templo. Durante o dia, os rebeldes se protegiam como monges, cantando em coros pelo Templo. Mas à noite, eles se reuniam para formular seus planos para expulsar os manchus.

Especula-se que dentro do templo havia uma sala chamada Ving Tsun, onde, provavelmente a arte era praticada, daí seu o nome.

Há aqueles que insistem na posição de que os santuários Shaolin não possuíam inclinação política. Eles tentam enfatizar que os ensinos Budistas não permitiriam o suporte a rebeldes e sociedades secretas. Essa é uma posição sentimental e não baseada nos fatos históricos. Líderes religiosos através da história, tanto no ocidente quanto no mundo oriental, exerceram influências políticas e governamentais desde o início dos tempos. As igrejas sempre abrigaram vítimas que sofriam perseguição de autoridades opressivas. No caso da China, sérios precedentes para esse comportamento de parte dos monastérios já haviam sido estabelecidos cerca de 400 anos antes. Como verificado pelas pesquisas do Ving Tsun Museum, Chu Yun Chueng (Jyu Yuhn Jueng), o homem que liderou os chineses na revolta contra os mongóis e estabeleceu a Dinastia Ming foi ele mesmo um monge Budista. 

Quando se encontravam, os revolucionários identificavam-se entre os outros com um secreto sinal de mãos que depois viria a se tornar um cumprimento formal de encontro ou cortesia do Wing Chun. De fato, a tradição do cumprimento de encontro ou cortesia é comum para muitos estilos de Kung Fu de hoje em dia com dois significados: O primeiro significa o reconhecimento dos estilos de origem Shaolin – a mão esquerda simbolizando a união do Dragão Verde e o Tigre Branco (mão direita), os animais lutadores dos monges Shaolin.

Pelo final do século XVII os manchus se tornaram conscientes sobre as atividades rebeldes do Templo Siu Lam e seu contínuo desenvolvimento de estilos de luta. Assim, eles enviaram espiões (muitos de seus líderes militares) para se infiltrar aos rebeldes e aprender os tradicionais sistemas de punho do Sul como eram ensinados no Templo. Os mestres rebeldes do Kung Fu, percebendo isso, desenvolveram um novo sistema que servia a dois propósitos: primeiro, deveria ser aprendido rápida e eficientemente; segundo deveria ser devastadoramente eficiente contra os sistemas de luta que já existiam e que os manchus haviam aprendido e ensinavam a seus soldados. Assim, nasceu o Ving Tsun. 

Os manchus decidiram eliminar a fonte de toda a atividade rebelde simplesmente exterminando os monges Siu Lam. Assim, o Templo Siu Lam do Sul foi incendiado e destruído. 

Extensivas pesquisas realizadas pelo Ving Tsun Museum apontam à geração de herdeiros após a queimada do Templo Siu Lam do Sul. Dentre esses havia um cavalheiro chamado Cheung Ng (referido também como Taan Sau Ng em outros textos). Dessa geração de herdeiros, Cheung Ng é um dos que se pode provar sua existência histórica. Após estabelecer a Associação da Sociedade da Bela Flor (nome público da Sociedade da Flor Vermelha e precursora da Ópera Vermelha) providenciando o treinamento de Wing Chun às sociedades secretas, Cheung Ng foi para o anonimato, desaparecendo dos olhos do público para escapar à perseguição da Dinastia Qing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É WING CHUN

WING CHUN Wing Chun, escrito também Ving Tsun, Wing Tsun, Win Tzun ou Ving Chun; dependendo da escola ou organização que o ensine. A ...